Ambição é à vontade, o desejo de conseguir algo, onde limites e regras são respeitados, qualquer pessoa normal ambiciona alguma coisa na vida, com certeza. Enquanto que a ganancia é o apego desmedido pelo lucro, muitas vezes de formas ilícitas. Quanto mais o ganancioso tem mais ele quer! Não há qualquer possibilidade de moderação para quem tem ganancia. Agora, o que pode separar uma coisa da outra é a forma como o individuo vê e interage com mundo, suas normas e critérios, e onde os limites e respeito pelo outro ser humano existem. Ele ambiciona as coisas sem desejar com tanta veemência porque tem a consciência de que tudo é passageiro. Ele tem a ambição moderada, enquanto que o homem ganancioso é um materialista por excelência e para ele não há limites em seus desejos.
Você pode ser ambicioso sem ser ganancioso,certa ambição pode ser um catalizador para a conquista de seus objetivos, porém obedecendo regras, normas, com moral e princípios éticos. Já o ganancioso, age por instinto e regula seu grau de interesse sempre pelo status maior e não vê qualquer tipo de impedimento moral que o arrede de obter o resultado que deseja, mesmo que fira ou prejudique outras pessoas. A regra maior, individualista e tradicionalmente egoísta é: eu quero, eu preciso e, os meios justificarão os fins.
Uma pessoa ambiciosa deseja geralmente crescer na vida, conseguir algo bom, ou melhor, mas ele jamais pensará em prejudicar ou passar por cima de seu próximo para realizar seus objetivos.
Já o ganancioso sempre tem consigo o egoísmo e a maldade, pois apesar de certas características do ambicioso, não se preocupa em seguir regras nem ter critérios éticos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário