Total de visualizações de página

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Quem escreve a historia?

Quem afinal escreve a historia? Pelo que estamos cansados de ver, sempre são os poderosos e/ou vencedores. Tudo e sempre manipulado para se poder esconder os erros cometidos por eles, sempre aconteceu assim, e pelo jeito nunca deixara de acontecer. Porém, é a história verdadeira que as pessoas deveriam se empenhar em conhecer, mas para isso somente se dando ao trabalho de ler, pesquisar e se informar, não aceitando tudo sem questionamento.

Apesar de alguns poucos quererem apurar a veracidade dos fatos e mostrar como verdadeiramente ocorreram, sempre nos empurram goela abaixo aquilo que querem que acreditemos, a historia oficial que nem sempre corresponde a realidade dos fatos. Mas é esta que querem que a maioria silenciosa acredite, e se conforme com ela. Como já devem ter ouvido falar “O povo que não conhece a sua história está condenado a repeti-la”, e muitas vezes errando novamente.

Exemplos existem inúmeros, da historia do Brasil a historia mundial, passada ou presente. Muitos crimes cometidos no passado ou que são cometidos atualmente, são deturpados sempre a favor do lado mais poderoso, depois não me venham falar de legitimidade, legitimidade sem o correto cumprimento das leis não e justiça.

Muitas vezes tentam apagar passado omitindo ou escondendo informações, pois acreditam os poderosos em sua onisciência que fazem o melhor para todos. Mas o que é bom ou ruim depende da analise de cada pessoa, que deve ter todas as informações para isso. 

Se atualmente com todas as mídias existentes e a velocidade das informações, se nos perdemos em meio à veracidade do que achamos que seja a história, a culpa é exclusiva nossa, que nos submetemos a todo tipo de informações sem o menor senso critico e a menor análise daquilo que nos chega. 

Não existe dono da verdade, porque esta pode mudar em função de um pequeno dado observado, que acaba demolindo a melhor das teorias.

Nosso olhar nos traí?

“O que as palavras não dizem os olhos falam.” Por acaso li em algum lugar esta frase, já tinha comentando isso com algumas pessoas, que consigo perceber como elas estão só pelo olhar. Tenho mania de olhar diretamente nos olhos das pessoas, tem gente que não gosta, mas gosto disso. 
Conseguimos perceber pelo olhar se a pessoa esta sentindo raiva, alegria, paixão, emoção, com os olhos nos olhos é possível descobrir muita coisa que esta no intimo da pessoa mas que ela não verbaliza.

Nossos olhos não mentem. Quando olhamos de perto para um rosto humano, percebemos muitos detalhes expressivos: as linhas da testa, o tamanho dos olhos, a curva dos lábios, a saliência do queixo. Esses elementos nos apresentam uma expressão total, que usamos para interpretar o estado de ânimo da pessoa. Sabemos que as pessoas podem tentar mascarar suas expressões faciais para tentar não expressar determinado sentimento. Mas se olharmos em seus olhos perceberemos o real sentimento existente naquele momento. Um sinal facial que não pode ser mascarado com facilidade, são nossas pupilas. Seu processo de contração ou dilatação sem o efeito da luz pode antecipar as emoções que apresentamos naquele momento. Se algo nos excita elas se dilatam mais que o habitual, se algo nos desagrada elas se contraem. Movimentos que ocorrem normalmente sem o nosso controle.

Os sinais de pupila não são só emitidos inconscientemente; também são recebidos inconscientemente.  Por exemplo, quem já procurou alguém em meio a uma multidão,ansioso para encontrar-la, quando encontra a pessoa, e capaz de dizer para ela quando por acaso olhar em seus olhos: poxa seus olhos estão brilhando parece que ficou feliz em me ver, neste exemplo simples da para perceber como funciona o processo.

Porem, como podemos notar através do movimento dos olhos o que a outra está pensando numa determinada situação, se podemos atribuir isto a tantos outros fatores? Se alguém nos olha com insistência devemos achar que o agradamos, que é afetuoso, ou que tem muita necessidade de afeto? Nas mais variadas situações, sua intuição somará tantas pequenas mensagens não-verbais e você vai acabar chegando a uma conclusão, ou pelo menos, a uma ideia do que esta ocorrendo.

Muitas vezes expressamos mais através de nossos processos não verbais e por pequenos detalhes, que muitas vezes não entendemos como as pessoas conseguem perceber como estamos, já que tentamos nos comportar de maneira diferente do sentimento no momento, porém às vezes nossos olhos nos traem infelizmente ou felizmente, isso dependera da situação.