Total de visualizações de página

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Ser coerente ou ser congruente?

Ser coerente ou ser congruente? Parece à mesma coisa a principio ou até algo complementar, se olharmos os significados das palavras veremos: coerência - ligação, conexão, de um conjunto de ideias ou de fatos, formando um todo lógico e congruência - acordo, conveniência.

Para Rogers, se existem coerência e congruência entre a maneira como nos vemos, e os anseios do que desejamos ser, teremos um desenvolvimento e equilíbrio integrado. A necessidade de unidade e coerência é, em Rogers, um motivo que pode conflitar com o bem-estar e o desenvolvimento. A congruência corresponde à assimilação da experiência pelo eu, implicando uma mudança e reorganização nos conteúdos das ideias que temos de nos mesmos. A incongruência aumenta a ansiedade e predispõe para a resistência às experiências discrepantes com o nosso próprio conceito.

Podemos então dizer que Congruência é a adequação entre o que se diz e o que a pessoa faz. Você pode ate ser congruente quando é coerente. Mas nem sempre precisa ser completamente coerente para ser congruente.

Coerência é uma coisa complicada. Significa que você está numa só direção e com um só objetivo. Que nunca sai do trilho, que nunca pensa, fala, age de forma desadequada, que tem todas as certezas, e não comete erros. Aquilo que falado e cumprido. Parece ser algo bem rígido se for visto apenas no seu lado superficial.

Mudanças de opinião em seu trajeto são viáveis, é a forma que usamos para aprender e modificar aquilo que não achamos corretos. Precisamos de uma unidade (coerência), mas a adequação entre nossos processos internos (congruência), quanto maior for esta adequação melhor no sentiremos.

O que faz de você coerente e congruente é a tua adequação com o teu projeto de vida. Sem congruência você se ilude pelo caminho. Você quer progredir, mas não está disposto a pagar o preço deste progresso. Se os teus pensamentos, palavras e ações te orientarem na direção da tua missão, não importa quantas vezes muda de opinião, porque essas mudanças somente refletem alterações muito mais profundas com as quais você tem de se adequar.

Ninguém pode crescer baseado numa mentira. Podes enganar muitas pessoas durante pouco tempo, ou poucas pessoas durante muito tempo, mas nunca conseguirá enganar toda a gente o tempo todo. Mais importante que tudo: nunca ira enganar a você mesmo.

Adoro esta palavra difícil: congruência. Para mim significa ser autentico.