Total de visualizações de página

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Envelhecer é uma Arte - Adoniran Barbosa

Velho amigo não chore
Pra que chorar
Por alguém te chamar de velho
Não decola, não esquente a cachola
Quando alguém lhe chamar de velho
Sorria cantando assim:
Sou velho e sou feliz
Mas velho é quem me diz
Comigo também acontece
Gente que nem me conhece
Gente que nunca me viu
Quando passa por mim:
- alô velho! alô tio!
Eu não perco a estribeira
Levo na brincadeira
Saber envelhecer é uma arte
Isso eu sei, modéstia à parte!

Humanismo

Humanismo é a filosofia moral que coloca os humanos como principais, numa escala de importância. É uma perspectiva comum a uma grande variedade de posturas éticas que atribuem a maior importância à dignidade, aspirações e capacidades humanas, particularmente a racionalidade. Embora a palavra possa ter diversos sentidos, o significado filosófico essencial destaca-se por contraposição ao apelo ao sobrenatural ou a uma autoridade superior.

 Um humanista considera que não podemos usar o nome de Deus para impor nossa vontade aos outros. Mas um humanista também não se vê como paulista, brasileiro, ou americano. Ele se vê como um ser humano. Todos esses outros conceitos são menos importantes porque ainda pertencem ao conceito tribal animal apenas. Todos vão adquirir as características das comunidades mais próximas, é claro, mas se você procurar além de você mesmo e sua família e tribo, incluir toda a humanidade como parte de você, as coisas vão ser melhores.

A mudança vem de cada um internamente. Vem da aceitação da razão para resolver os problemas do dia a dia e não a força. A razão é o que nos torna humanos e da compreensão e da razão superior vem o sentimento mais elevado, pois temos sentimentos, mas tenhamos sentimentos humanos acima dos animais, enquanto precisarmos usar a força para o ser humano a ser bom, não evoluiremos muito.

 A Declaração Universal dos Direitos, Artigo Primeiro diz: ¨Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade. ¨

A fraternidade é um conceito filosófico profundamente ligado às ideias de Liberdade e Igualdade e com os quais forma o tripé que caracterizou grande parte do pensamento revolucionário francês.

A ideia de fraternidade estabelece que o homem enquanto animal político fez uma escolha consciente pela vida em sociedade e para tal estabelece com seus semelhantes uma relação de igualdade, visto que em essência não há nada que hierarquicamente os diferencie. Este conceito é a peça-chave para a plena configuração da cidadania entre os homens, pois, por princípio, todos os homens são iguais.

Nada atualmente e mais desrespeitado que a ideia de fraternidade, fora do discurso filosófico, não existe nada em nossas característas fisiológicas normais que determine diferenças de potencial entre quaisquer seres humanos, apesar de todas as diferenças que podemos notar em cada pessoa, por dentro, somos todos iguais,  independente de sexo, caracteristas raciais, opção sexual, ideologia, religião, etc... ,TODOS  temos os mesmos direitos.  E o principal direito é ser respeitado em suas opções particulares, e não questionado em função de pensamentos errôneos que alguém possa ter a respeitos destas opções.

Grandes problemas......

Um amigo meu, me contou suas desventuras na adolescência.


Acabei pesando muito sobre o assunto. Não que tenham sido coisas demasiadamente boas ou ruins, pelo menos para mim. Mas apenas o normal de uma época de aprendizado em que tudo é meio fantasioso, pelo menos em minha interpretação, não estava na pele dele na época. 
Porém em determinada  etapa de nossas vidas, não temos noção dos caminhos que a vida nos direcionara, nem como lidar com o caminho que surge a nossa frente. Muita coisa nem será lembrada depois, mas  algumas experiências marcam, o problema e como a pessoa lidará com isso mas tarde! O que as vezes para uns seria algo pequeno e insignificante para outros pode ser tornar motivo de conflitos e medo, impedindo que seu desenvolvimento siga de modo tranqüilo, trazendo muitas vezes, dificuldades em lidar com novos acontecimentos, e fazendo com que a pessoa se feche para novas possibilidades. 
Mas cada caso e um caso, somos apenas humanos........

Dez dicas para você dizer não.


1. Esse não é o meu negócio
2. Não tenho intenção de fazer isso
3. A última vez que eu fiz isso, eu não gostei
4. Estou focado em outras coisas no momento
5. Preciso de um tempo sozinho para pensar nisso
6. Deixe-me checar meu calendário
7. Vou pensar sobre isso
8. Está fora das minhas mãos
9. Me parece tentador, mas no momento não
10. Não

Achei ótimo!

1) No popular se diz: 'Esse menino não pára quieto, parece que tem bicho carpinteiro' (coisa de mineiro) .
Correto:  'Esse menino não pára quieto, parece que tem bicho no corpo inteiro'

    
2) Batatinha quando nasce, esparrama pelo chão.'  
Enquanto o correto é: ' Batatinha quando nasce, espalha a rama pelo chão


3) Cor de burro quando foge.'
O correto é: 'Corro de burro quando foge!'

4) Outro que no popular todo mundo erra: 'Quem tem boca vai a Roma.'  
O correto é: Quem tem boca vaia Roma.' (isso mesmo, do verbo vaiar).


5) Cuspido e escarrado' -quando alguém quer dizer que é muito parecido com outra pessoa.
O correto é: 'Esculpido em Carrara.' (Carrara, Itália, onde se considera haver o mais perfeito mármore)