Humanismo é a filosofia moral que coloca os humanos como principais, numa escala de importância. É uma perspectiva comum a uma grande variedade de posturas éticas que atribuem a maior importância à dignidade, aspirações e capacidades humanas, particularmente a racionalidade. Embora a palavra possa ter diversos sentidos, o significado filosófico essencial destaca-se por contraposição ao apelo ao sobrenatural ou a uma autoridade superior.
Um humanista considera que não podemos usar o nome de Deus para impor nossa vontade aos outros. Mas um humanista também não se vê como paulista, brasileiro, ou americano. Ele se vê como um ser humano. Todos esses outros conceitos são menos importantes porque ainda pertencem ao conceito tribal animal apenas. Todos vão adquirir as características das comunidades mais próximas, é claro, mas se você procurar além de você mesmo e sua família e tribo, incluir toda a humanidade como parte de você, as coisas vão ser melhores.
A mudança vem de cada um internamente. Vem da aceitação da razão para resolver os problemas do dia a dia e não a força. A razão é o que nos torna humanos e da compreensão e da razão superior vem o sentimento mais elevado, pois temos sentimentos, mas tenhamos sentimentos humanos acima dos animais, enquanto precisarmos usar a força para o ser humano a ser bom, não evoluiremos muito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário