Total de visualizações de página

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Sabe por que sofremos?


Sabe por que você, eu e todas as pessoas do mundo sofremos, por qualquer que seja o motivo? Porque resistimos, rebelamo-nos e travamos uma luta contra o que está acontecendo e que não tem nos agradado. Não aceitamos a vida como ela está se mostrando num determinado momento. Não aceitamos o momento que a vida nos oferece e passamos a lutar contra; com pensamentos, sentimentos e emoções, e muitas vezes também palavras e ações, para mostra toda nossa indignação pelo que esta acontecendo.
Poderíamos ate justificar que isto é algo valido porque não somos acomodados etc., etc... . 
Em parte ate faz algum sentido, porem é grande a diferença entre se fazer o melhor e tentar o que for possível para se se conseguir o que deseja isto é claro dentro de critérios éticos e racionais.
Uma vez que você descobre estas diferença, terá de aceitar duas verdades fundamentais:
- a primeira é que é IMPOSSÍVEL controlar tudo e todos, como tantas vezes gostaríamos;
- e a segunda é que NADA É PARA SEMPRE. A vida é exatamente o que acontece um dia depois do outro.

O fato é que nem você e nem ninguém tem controle sobre o mundo, sobre outra pessoa e, muitas vezes, nem sobre a própria vida. Nosso "controle" é parcial, é limitado, vai somente até onde estamos conscientes; e, acredite: a grande maioria de nós está bem pouco consciente diante de tudo o que existe ao nosso redor!

Podemos decidir muitas coisas, podemos e devemos fazer escolhas a todo momento, mas tudo isso tem influência sobre os resultados até certo ponto. Somos apenas uma pequena parte do todo e, por isso, vivemos também sob a influência do imponderável, do inexplicável, do invisível e até do impensável. Ou seja, vivemos sob as demandas do incontrolável.

E isso significa dizer que, muitas vezes, depois de já ter tentado tudo o que podia, depois de ter feito o melhor que conseguia, não haverá mais nada que você possa fazer para mudar uma situação senão aceitá-la exatamente como ela é, senão confiar na sabedoria da vida e acreditar que o que tiver de ser, será! Que o melhor pode estar por vir se você realmente estiver disposto a aprender, a não repetir os mesmos erros e a, sobretudo, se perdoar pelo que não conseguiu acertar desta vez!

E quando você consegue fazer isso, quando consegue respirar fundo e simplesmente confiar, é inacreditável como você relaxa e tudo começa a fazer mais sentido, tudo começa a ficar mais fácil do que tem sido... Ou seja, o sofrimento começa a diminuir, a dor começa a passar e você termina descobrindo que nada é por acaso mesmo!

Por fim, desejo que você perceba que a vida é tanto mais fácil quanto maior for a sua consciência sobre seus próprios desejos e, nesta mesma medida, mais coerente e mais respeitoso consigo mesmo. Porque, afinal, os desejos não pode ser bons se você não se respeitar.