Total de visualizações de página

sábado, 21 de janeiro de 2012

O que é melhor para nós

Quem disse que temos que nascer já sabendo o que é melhor para nós? Priorizarmos nossas escolhas de vida é sinônimo de compromisso. E compromisso, é provavelmente o comportamento mais importante de todos. Se não procuramos estar compromissado com nossas escolhas nada se realizará. Infelizmente nos dias em que vivemos, e diante de tantos exemplos de corrupção e falta de ética, compromisso não é uma palavra das mais populares.

O compromisso verdadeiro significa crescimento e aperfeiçoamento contínuo. Uma pessoa compromissada dedica-se ao crescimento e aperfeiçoamento do seu conhecimento, da habilidade e suas atitudes, com esforço constante para aperfeiçoar seus talentos. O empenho em crescer e nos tornarmos o melhor que pudermos é uma obrigação nossa, é um compromisso que devemos ter com nossa vida.
E compromisso requer paixão e respeito pelo que queremos realizar, assim como também muita clareza para as escolhas que fazemos na vida.

Buscarmos novos comportamentos para termos sucesso na vida requer que nos coloquemos a serviço de nós mesmos e dos outros. Precisamos aprender também o dom do sacrifício. Sacrificar os desejos que não nos leva a realização das metas firmadas e a preguiça de mudarmos alguns comportamentos que não contribuem com o crescimento, é fundamental para um compromisso sério com a vida. Temos até que sacrificar o desejo de esganar certas pessoas que funcionam como pedras no meio do caminho. A questão é que muitas vezes temos que nos sacrificar para aceitar certas situações e pessoas, principalmente aquelas que não admiramos, em nome do compromisso que temos com a qualidade e sucesso de nossa vida. Mas aceitação não significa compactuar com aquilo que não queremos. Significa apenas parar de brigar e buscar novas estratégias onde a inteligência emocional será a mestra a nos guiar. E inteligência Emocional é a capacidade de manipularmos nossas emoções de forma que elas trabalhem a nosso favor e nos levem mais perto de nossos objetivos.

Pense e bem, qualquer que seja o ambiente ou situação; em casa, no trabalho, no trânsito ou em seus relacionamentos, qual tem sido a sua preferência? Ter razão ou ser feliz?

Uma pessoa emocionalmente inteligente aprende a aceitar as falhas dos outros, porque conhece a si mesmo e sabe que também tem muitas falhas, como todo ser humano. Ela sabe que pessoas boas fazem coisas ruins, e que fatos isolados não podem determinar o que as pessoas de fato são.

Não ponha a chave de sua felicidade no bolso de outra pessoa. Não entregue o controle de suas emoções nas mãos dos outros. Seja uma pessoa emocionalmente inteligente. Conduza suas emoções e suas reações em direção aos seus objetivos, e seja mais feliz!