Total de visualizações de página

sábado, 25 de junho de 2011

Memórias antigas........

"A saudade é o passar e o repassar das memórias antigas." 
(Machado de Assis)

Tem dias que se sente uma saudades imensa, as vezes nem se sabe de que! Coisa estranha essa tal de saudade. Você não vê não pega, mas ela está ali e às vezes dói e forte. É como se alguém estivesse apertando o seu coração e tirando seu folego. É uma dor imaterial. Não dá pra fazer curativos nem tomar analgésicos.

Mas há consistência neste imaterial. Sentimos saudades dos sonhos, dos sabores e odores. Das carícias trocadas. De tudo que poderia ter sido e não foi. Das palavras doces. Do olhar carinhoso. Dos planos loucos. 

Muitas vezes se sente saudade também do que não existiu, dos amores platônicos, de algo que poderia ter sido, mas nunca existiu realmente, mas em nossa cabeça foi a maior das aventuras. Queríamos tanto tê-las vivido....

O que dizer então dos amigos que não mais vemos, ou daqueles que queremos ver, mas não conseguimos, saudade incomoda.

Mas apesar de tudo:

Sentimos saudades. Ela mora bem dentro de nos, um dia para de doer, começa a ir embora. E você sente saudades!

Lixo da história

Alguém me disse que aceito tudo numa boa, sem preconceitos ou me assustar, não é bem assim também tenho meus preconceitos, todos temos, mas o importante e reconhece-los e tentar fugir deles. Não existe ninguém que não os tenha, alguns de forma, mas daninha e agressiva, quem sabe por medo de ser o que critica outros apenas por não compreender direito como devem ser analisados e questionados os relacionamentos entre os grupos humanos.

Não se luta contra o preconceito internalizado, se tenta compreender e analisar porque ele existe, quando compreendemos isso tende a desaparecer, ou pelo menos ser controlado, já que vemos que não passa de uma falha de caráter que possuímos.

No fundo e apenas uma dificuldade de entender ou aceitar algumas singularidades existentes no ser humano, nos somos muitas vezes dúbios e inconstantes, pois vivemos em um estado de mudança e adaptação, inclusive no modo de pensar e ver a vida, isto às vezes causa desavenças e incompreensões, mas não tem jeito estamos neste processo constante em todos os aspectos, que não muda corre o risco de ficar estigmatizado com intolerante ou coisa pior ficar lado do resto do lixo da historia.