Total de visualizações de página

domingo, 1 de janeiro de 2012

Para muita gente dizer não é extremamente difícil, para alguns é impossível. Para a maioria de nós, em um grau maior ou menor, é comum ter esta dificuldade.

Como é difícil dizer que não se quer mais manter um relacionamento; que não quer transar esta noite; que não gosta do que o outro fez; que não quer repetir uma coisa que o parceiro gosta mas você detesta. Enfim, são inumeráveis as situações que temos dificuldades em dizer não e por isso acabamos por fazer algo que não desejamos ou deixamos de falar algo que queremos.

Mas é preciso que você perceba que, para não desagradar ao outro você acaba desagradando, a você mesmo repetidas vezes. Cada sim dito ao outro é um não dito a você!

Será que temos a capacidade de agradar a todas as pessoas, o tempo todo?
Pense na parte adulta de você. Eu tenho certeza que, sendo o adulto que você é você sabe que tentar agradar a todos é algo simplesmente impossível de ser atingido. Eu sei também que você sabe que não existe problema algum em negar algo que possivelmente não ira te agradar. Isto é óbvio, para nosso Eu adulto, que não somos obrigados a fazer coisas que não nos fazem bem, e que temos o direito de esperar que as pessoas que convivem conosco compreendam e aceitem nossos limites.

Se fôssemos puramente racionais e adultos, tudo estaria resolvido, e ponto final.

Mas o problema é que muitas vezes é a criança em nós que assume o comando de nossas falas e decisões. E com a criança a coisa é mais complicada. Quando você era criança, houve uma época em que você realmente dependia da aceitação dos adultos. E essa vivência da criança fica registrada na forma de emoções.

Mas muitas vezes o não, é um direito seu, uma forma de honrar a si próprio.
Pratique dizer não; Você verá que não vai perder as pessoas ao fazer isso. Pelo contrário, vai ganhar mais uma pessoa na sua vida: você mesmo!