Total de visualizações de página

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Motivação e objetivo



"O valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis".
(Fernando Pessoa)


Ao acordar de manha olhamos o espelho, e pensamos: onde encontro vontade de continua? Sabemos que as vezes que saímos para nosso dia a dia , para trabalhar, estudar, viver é preciso estar mais que bem para tal. É necessário nos motivarmos e motivar os que estão ao nosso redor. Vimos então que realmente nos dias atuais vivemos uns com outros nos motivando diariamente, mas principalmente nós, motivamos nossos anseios e sentimentos para melhorarmos o processo de vivenciar dia-a-dia nossos relacionamentos.
Então como posso motivar alguém, se eu mesmo não tenho tal impulso pra vida! Não e fácil sei, mas sem motivação ficamos estagnados e incapazes, às vezes ate para as coisas mais simples de nossa vida.
Então o que fazer, a princípio algo simples, tenha vários motivos e objetivos em sua vida, além de manter sua mente ocupada,  caso algum deles não aconteça do jeito que imaginou, existem muitos outros que poderão compensar esta falta.
Por isso, é fundamental termos muitos motivos para viver. Sejam eles pessoais, profissionais, sociais, financeiros, lúdicos, de lazer, etc. Quanto mais amplio minhas opções de realização, maiores são as chances de elas ocorrerem.
Quando direciono meus objetivos a poucos motivos, acabo criando expectativas enormes sobre eles. Caso não aconteçam como o esperado à frustração é muito maior. Como agir quando o único sonho que se tem na vida, por alguma razão, não é realizado? A decepção e sentimento de derrota podem ser aniquilantes.
Precisamos reencontrar os motivos para viver, para vencer os desafios, para encarar o mundo de frente, e para tanto, precisamos dominar qualquer sentimento de desânimo, qualquer sentimento que nos faça desistir das coisas, que nos faça não querer “fazer”.

Motivação viver - Por Sérgio Dall Sasso

Não se justifique através do espelho, cabelos ficam brancos, a pele vaidosa fatalmente será rugosa, o físico nem sempre será tudo aquilo, são os sinais de um tempo irreversível.  


O que fica está na mente e sua escolha pode ser interpretada como sendo um leite perecível que com o passar ficará cada vez mais azedo ou um vinho cuidadosamente manipulado que seletivamente será sempre apreciado. O segredo é sábio e está na capacidade do poder se adaptar a cada etapa, sem que se pare, para lembrar o como era bom o tempo que já passou. A balança da vida tem que representar um equilíbrio permanente, aonde sempre teremos que adicionar novos valores àqueles que vão sendo transformados. Às vezes nos sentimos realizados, às vezes achamos que ainda falta muita coisa para ser feita, para assinarmos nossa presença nesta breve passagem. Pouco importa se suas conquistas foram percebidas ou se estão dentro de ti, como parte positiva do resultado da sua autocritica, da sua historia.

Felicidade por completo, não existe, pois o completo só se fecha com o fim de um ciclo, ficando difícil saber com exatidão o tempo do seu encerramento. Viver intensamente está na dependência seletiva do como administramos nosso tempo, está na arte da definição dos critérios adotados para a pratica do que realmente é importante. Jorginho Guinle passou quase toda uma vida gastando uma fortuna herdada, equivalente a algumas centenas de milhares de dólares, dez anos antes da sua morte a grana acabou. Um pouco antes do fim alguém perguntou: Valeu a pena? E ele respondeu com seus oitenta anos de vida, que faria tudo de novo, pois o único erro foi o de imaginar que viveria até os setenta.

Recentemente visitando um amigo desempregado e recém operado de um câncer, fui recebido surpreendentemente com um sorriso, calmo e seguro. Dele escutei: A vida é muito mais simples do que sonhava e achava que deveria buscar. Antes era poderoso e solitário, e hoje minha sensibilidade se faz presente frente à mínima flor que nasce no jardim da minha casa. Hoje consigo olhar no fundo dos olhos daqueles que mal tinha tempo para dizer bom dia, e resumidamente cheguei à conclusão que preciso de tão pouco para ser feliz, tudo que fiz e construí finalmente será relevante como item de troca, pois encontrei o meu caminho, que dentro dos prováveis poucos anos que me restam, serão destinados para plantar as minhas próprias sementes.

Viver intensamente está na dependência seletiva do como administramos nosso tempo, está na arte da definição dos critérios adotados para a pratica do que realmente é importante.
Não passe uma vida inteira querendo construir o que Jorginho gastou, pode ser que o tempo para tal propósito seja maior do que o seu próprio destino e certamente todo acumulo superará a necessidade da relevância, deslocando-o do que realmente queria ser. Curta um pouco a sua família, tome uma caipirinha com os pés na areia, tente sentir a velha sensação da brisa que vem do mar, sem relógio, sem celular, jogue conversa fora, sorria sem compromisso, pois afinal a leitura da sua vida guerreira só se faz frente a justificativas, para que continue caminhando.

Viver, e não ter a vergonha de ser feliz

"Sou eu próprio uma questão colocada ao mundo e devo fornecer minha resposta; caso contrário, estarei reduzido à resposta que o mundo me der." Karl Jung

A conclusão de Jung é perfeita, se não nos colocarmos a frente daquilo que nos é apresentado e nos posicionarmos, estaremos reduzidos apenas ao que mundo nos quiser impor.
Temos que enfrentar e nos impor pela razão e questionamentos, não devemos aceitar tudo aquilo que nos é imputado sem a devida critica e análise.

Em todos os ambientes de nosso convívio social somos surpreendidos com tentativas de manipulação e imposição muitas vezes de valores que não estamos de acordo, se aceitarmos, estaremos apenas compactuando com aquilo que não gostaríamos que ver imposto a outros, quanto mais a nos mesmos.

Não aceite as mascaras que o mundo tenta lhe impor, sem exceções o meio social tenta enquadrar você em alguma categoria, seja na escola , trabalho, igrejas, família.... , não permita e nem aceite nada que não esteja de acordo com seu modo de ver a vida. Senão acabara vivendo de acordo com os padrões que querem que você tenha, não de acordo com sua consciência.

Quando não vivemos plenamente aquilo que acreditamos, por algum tempo conseguimos manter certa coerência e estabilidade, ate que em certo momento começamos a questionar nosso próprio comportamento por não percebemos como genuinamente nosso.

Podemos apenas nos basear naqueles exemplos que consideramos bons e naquilo que vale apena ser aprendido, o resto dependera de nossas próprias características.

Gonzaguinha já dizia:
Viver, e não ter a vergonha de ser feliz
Cantar e cantar e cantar
A beleza de ser um eterno aprendiz

O SENTIDO DA VIDA - Luiz Fernando Veríssimo

Ponha a mão no peito e sinta as batidas do seu coração. 

Esse é o relógio da sua vida tiquitaqueando a contagem regressiva do tempo que lhe resta. Um dia ele parará. Isso é cem por cento garantido e não há  nada que você possa fazer a respeito. Portanto, não dá para perder um  único precioso segundo. 

Vá atrás do seu sonho com energia e paixão, ou, então, recue e veja-o escorrer pelo ralo. Se você passar o tempo todo em cima do muro, acabará não indo a lugar algum no pouco tempo que lhe resta (sem falar, claro, no  perigo das farpas em lugares inconvenientes). Como dizem: "não se salta  uma fenda em dois pulinhos". 

É preciso coragem e dedicação para viver o seus sonhos. (Claro, também é preciso lembrar onde acaba a coragem e começa a estupidez). A verdade é  que todos nascemos com potencial para a grandeza, abençoados com  oportunidades para alcançar novas e estonteantes alturas. Mas, tristemente, muitos de nós são preguiçosos demais, preocupados demais com  o que os outros possam pensar, com medo demais de mudanças, para abrir suas asas e usar todos os seus talentos. 

É importantíssimo fazer o que deixa feliz - e da melhor maneira possível. Não importa que seja fazer bolas de neve, prender a respiração debaixo d'água, cantar, ou conseguir efeitos dramáticos com um secador de cabelos. Só o que interessa é que você se sinta bem com o que está fazendo. 

Tenha sempre em mente que, faça o que você fizer, os enganos são parte da vida e não perca tempo se castigando por erros do passado. Não fique ruminando se está ou não fazendo a coisa certa. Você sempre saberá a  resposta no seu coração. Em vez de desanimar-se, lembre-se sempre de que rejeição e resistência são inevitáveis quando se faz algo muito importante ou especial.  

Quando você se propõe a realizar seus sonhos, muitos tentarão detê-lo (incluindo os que mais amam você). O que não falta neste mundo são  pessimistas lamentáveis, que desistem dos seus sonhos, para lhe dizer: "não perca seu tempo, você nunca conseguirá." 

Você pode muito bem se ver cercado por pessoas que, secretamente, querem ver você fazer menos, ou fracassar por completo, para não se sentir diminuídas. "Esqueça isso", dirão. "Não vale a pena." Por isso, é  importante compreender que seguir o seu próprio caminho pode ser  incrivelmente recompensador, mas não é fácil não. Como todo mundo, você terá alguns dias melhores que outros. De vez em quando, tudo parecerá uma grande zona de perigo. 
As pessoas olharão para você com estranheza quando  souberem o que você está tentando atingir e você começará a ouvir seus detratores e a ter dúvidas. "Porque não continuei vendendo bananas, meu Deus?" 

Mas, aconteça o que acontecer, não desista! 

Lembre-se de que todos têm dificuldades.. É incrivelmente cansativo passar dias fazendo coisas que não nos agradam ou sequer nos interessam. Mas, se você perseguir o seu sonho, pelo menos se cansará fazendo o  que mais gosta. 

Você pode achar que nada disto significa muito no grande esquema global  das coisas. 
Mas, acredite: significa. Quando você tirar tudo que puder da sua vida, saboreando cada gota, isto mudará tudo à sua volta, de ordinário para extraordinário. Quando estiver fazendo o que ama, você se levantará de manhã cheio de animação para enfrentar o começo de cada dia e estará tomado de uma alegria sincera, altamente contagiante. 

Do mesmo modo que, ao dar uma boa risada, faz outro começar a rir, e  outro, até que estão todos rindo tanto que começam a lacrimejar, ter dor de estômago e dificuldades em respirar. Mas, melhor do que tudo, fazendo coisas que enroscam os seus bigodes de fazer (presumindo-se, claro que você tenha bigodes), você inspira outros a irem atrás dos seus sonhos, e é assim, meu amigo, que se transforma o mundo! 

Sabe de uma coisa? Mesmo que você cometa enganos e esteja errado sobre quase tudo, ainda assim sua vida será uma aventura fantástica e divertida; você dormirá cada noite sabendo que fez o que podia e isso fez diferença e acordará a cada dia antecipando o futuro tão belo e excitante quanto puder imaginar. 

E sabe de outra coisa? Se você ouvir seu coração e usar a cabeça, nunca estará errado. 
 

É estamos cada dia mais insensíveis!

Não entendo a mentalidade de certas pessoas mesmo. 
Aconteceu um problema com um amigo que me fez pensar de como as pessoas são pequenas e mesquinhas quando se trata de procurar ajudar o outro. Por exclusiva falta de sensibilidade de uma pessoa que estava em um cargo que deveria ter pelos menos mente aberta e sensibilidade para analisar todos os ângulos de um problema e ser conciliadora antes de tudo. A pessoa somente viu  tudo por uma ótica pobre e usando de pré-conceitos. 
Onde deveria ter analisado o valor intelectual e conhecimentos de uma pessoa, isto não foi analisado. 
Chego à conclusão que nem sempre cultura, conhecimento e certa ascensão social da a alguém capacidade de compreender e analisar friamente uma situação, sem tomar atitudes que no mundo de hoje não são mais compreensíveis. 
Quando julgamos segundo nossos valores e critérios, sem ao menos tentarmos nos colocar na posição do outro e sermos mais condescendestes para certos problemas que a vida impõe, não agimos com justiça. Existe neste caso uma profunda  falta de sentimento para com o próximo. 
É estamos cada dia mais insensíveis!