“Todos nós temos asas, que pode elevar-nos tão alto quanto precisamos ir. Tudo que temos de fazer é aprender a usá-las.”
Para ser feliz temos que obedecer somente a nos mesmos, de um basta a todos que querem lhe impor como deve agir ou o que deve fazer.
Você já ter percebido como enfrentamos diariamente uma grande quantidade de estímulos, informações e influências? São muitas: “você precisa disso”, “tem de comprar aquilo”, “tem de ler tal livro”, “você deve assistir aquele filme”, “tem de melhorar”, “tem de estar atualizado! Se deixar, a sociedade cria uma enorme quantidade de necessidades pra gente. E o resultado: chega um momento em que as pessoas ficam realmente perdidas num mar de atividades que não representam uma verdadeira conexão consigo mesmo. Sim, porque satisfação só existe quando há um elo com a necessidade verdadeira. A falsa necessidade exige nossos esforços, nos esgota e não recompensa. Sabe o que eu tenho sentido? Que todas as pessoas precisam ter um centro. Caso contrário, o mundo as leva a um caminho que não tem nada a ver com elas.
Então diga não a tudo que está à sua volta e que não tenha uma conexão direta e profunda com você. Não permita que terceiros façam escolhas por você. Deixe as influências caminharem. Esse é um dos segredos da serenidade. Continue: pergunte, lá no fundo, do que é que você precisa realmente para ser feliz. Confronte-se já! Amadureça! Assuma as próprias responsabilidades. “
Puxa vida, eu percebo como as pessoas vivem em busca de coisas passageiras: lutar pela reputação, por ser chique, por ser bacana, por não poder errar,etc. Mas será que esses sentimentos que surgem dispersam sua energia e realmente têm a ver com você, lhe fazem sentir-se bem? Avalie! Vamos dar uma parada hoje! Promova um momento de confronto consigo mesma. Olhe para você.
Continuamos a perder muitas coisas na vida só por causa da falta de coragem. Na verdade, nenhum esforço é necessário para conquistar, só é preciso coragem e as coisas começarão a vir até você, em vez de você ir atrás delas.
E para mim, ser feliz é a maior coragem. Ser infeliz é uma atitude muito covarde. Na realidade, para ser infeliz, não é preciso nada. Qualquer covarde pode ser qualquer tolo pode ser. Todo mundo é capaz de ser infeliz; para ser feliz é preciso coragem, é um risco tremendo.
Não temos o costume de pensar assim. Nós pensamos: “O que é preciso para ser feliz? Todo mundo quer ser feliz.” Isso está absolutamente errado. É muito raro uma pessoa estar pronta para ser feliz, as pessoas investem tanto na infelicidade! Elas adoram ser infelizes. Na verdade, elas são felizes por serem infelizes.
Há muitas coisas para se entender, sem entendê-las é muito difícil se livrar da mania de ser infeliz. A primeira coisa é: ninguém está prendendo você; é você que decidiu ficar na prisão da infelicidade. Ninguém prende ninguém. O homem que está pronto para sair dela, pode sair quando quiser. Ninguém mais é responsável. Se uma pessoa é infeliz, é ela mesma a responsável. Mas a pessoa infeliz nunca aceita a responsabilidade,é por isso que continua infeliz. Ela diz: “Estão me fazendo infeliz”.
Se outra pessoa está fazendo com que você seja infeliz, naturalmente não há nada que você possa fazer. Se você mesmo está causando a sua infelicidade, alguma coisa pode ser feita imediatamente. Então ser ou não ser infeliz está em suas mãos. Todavia as pessoas ficam jogando-nos outros a responsabilidade, às vezes na mulher, às vezes no marido, às vezes na família, no condicionamento, na infância, na mãe, no pai… outras vezes na sociedade, na história, no destino, em Deus, mas não param de jogar-nos outros. Os nomes são diferentes, mas o truque é sempre o mesmo.
Um homem torna-se realmente um homem quando aceita a responsabilidade total, é responsável pelo quer que seja. Essa é a primeira forma de coragem, a maior delas. É muito difícil aceitá-la porque a mente vai continuar dizendo: “Se você é responsável, porque criou isso?”. Para evitar isso, dizemos que os outros são responsáveis: “O que eu posso fazer? Não tem jeito sou uma vítima! Sou jogado daqui para ali por forças maiores que eu e não posso fazer nada. Posso no máximo chorar porque sou infeliz e ficar ainda mais infeliz chorando”. E tudo cresce se você cultiva uma coisa, ela cresce. Então você vai cada vez mais fundo mergulha cada vez mais fundo. Portanto a felicidade não é algo que se encontra nas prateleiras do mundo, algo que basta querer que aconteça em nossas vidas e ela acontece. Ela precisa de decisões, firmeza, comprometimento e muitas vezes grandes mudanças e muita coragem.
Coragem para reconhecer que a felicidade necessita ser conquista para ser vivida!
Quer ser feliz, procure investir na sua felicidade, vivendo e fazendo coisas que lhe causem prazer e possam trazer benefícios a todos envolvidos neste processo.
Quando não encontrar motivos para sorrir invente um, quando não encontrar motivos para prosseguir invente um, quando não encontrar motivos para ser feliz invente um!
Seja feliz, você merece e o mundo precisa daquilo que você tem de melhor! Abra suas asas aprenda a voar, porque assim encontrar motivos para viver e ser feliz e o mais importante fazer as pessoas a sua volta felizes.