Total de visualizações de página

terça-feira, 3 de maio de 2011

Saudades

Saudade é um sentimento que quando não cabe no coração, escorre pelos olhos. (Bob Marley)

Ando numa faze de sentir saudades de muitas coisas e de muita gente, tenho tido mais tempo para pesar deve ser isso. Mas o que é saudade? É quando tudo o que você viveu começa a passar em sua mente sem permissão, e tudo o que ela quer é viver tudo novamente mas não consegue.

Saudade, só sabemos quando sentimos, é algo que não se define bem, apesar dos milhares de explicações que você encontra, tenta-se compreender e às vezes conter, mas na maioria das vezes só melhora com a presença física ou alguma coisa que traga para junto de nos o motivo da saudade, algo que nos acalme e conforte.

Como pode algo, que muitas vezes são histórias tão antigas incomodar tanto? Porque ainda estão bem presentes em sua vida, é um passado que ainda é o seu presente, porque sempre queremos revive-lo.

Nesta retrospectiva que a saudade trás, podemos através dos pensamentos reviver tudo o que de bom vivemos, e quem sabe ate entendermos porque atualmente não vivemos mais aquelas emoções. 

Certos momentos vividos somente a saudade pode reviver!

O que aprender com os jovens

Durante toda a vida vivemos um processo de aprendizagem continua quem não tem disposição para aprender algo novo hoje em dia, fica perdido no tempo. Tudo atualmente é muito rápido e temos que acompanhar.
Convivo com muita gente jovem, não só jovem  de espirito, mas em idade mesmo e aprendo muito com eles sempre, alguns em especial sempre tem algo a me ensinar.

Para os jovens do século XXI tem sido o desafio permanente, eles querem fazer, têm muitas ideias. São jovens com uma visão diferente da que tínhamos na idade deles, para entendê-los precisamos nos despir de tudo que sabemos e estarmos aberto para aprender com o eles, pois, ao contrário do que muitos pensam, eles têm muito a ensinar: generosidade, amor, energia e entusiasmo.

A vida acadêmica ensina ao jovem a desejar crescer na vida, mas não fala nada sobre como crescer com dignidade, consciência e coerência, fazendo o bem para os outros e para si mesmo.

A juventude de hoje come e bebe coisas instantâneas e ficam bravos se um download demora mais de dois minutos (pior que eu também). Os com mais experiência (detesto a palavra velho) precisam ensinar aos jovens que as coisas levam tempo e que é preciso deixar o mundo acontecer no ritmo que ele deve ser, não no ritmo que queremos que ele seja.

Você, jovem, tenha consciência das suas possibilidades e obrigações, lute para que o que é justo e correto seja posto em prática, e entenda que cada ação tem um efeito para si e para os outros.

Valores humanos - o retorno

Resolvi olhar os acessos ao blog hoje, o post mais lido foi: voltemos a ensinar valores humanos. Me surpreendeu! Porque será que um assunto que deveria ser corriqueiro teve tanta gente interessada em ler? Será que as pessoas sentem falta de saber mais sobre este assunto? Talvez esteja ai  a resposta. Li em algum lugar que: " O FUTURO SE CONSTRÓI COM MUITA CIDADANIA, ÉTICA E VALORES HUMANOS" termos que hoje em dia muito se discute , mas pouco se vive, vejam a política no pais por exemplo mas poderia citar muitos outros exemplos.

Precisamos reconstruir os valores éticos para transformar o sujeito no mundo contemporâneo e possibilitar a reflexão e discussão sobre esses valores. Esta tomada de consciência sobre valores éticos vem despertar o senso crítico e reflexivo em cada um de nós, e ainda, valorizar atitudes e sentimentos com o outro,possibilitando reavaliar normas morais que já deveriam estar em desuso a muito tempo.O resgate e a consolidação na vida, dos valores éticos é que irão permitir ao sujeito, identificar a pretensa manipulação que sofre, e que esteja em desacordo com com os seus verdadeiros interesses.

Quanto mais somos intermediados por um a mídia global, que determina valores e estilos, mais nos tornamos desvinculados de nossa identidade, acabamos perdendo noção de nossa própria historia e tradições, trocando-os por valores que nem sempre costumamos reconhecer como nossos e adaptados a nossa cultura. Nada errado neste intercâmbio, só devemos fazer as escolhas corretas para evitar conflitos com o meio social ou com nos mesmos. Não  devemos fazer julgamentos com base em posições preconcebidas e que não correspondem mais a realidade que vivemos.

Em nossa sociedade, nem todas as escolhas deveriam ser julgadas moralmente, mas sim eticamente, muitas se referem a opções pessoais cujos resultados não estão impedindo a manifestação das capacidades humanas. São escolhas, que só são tidas como moralmente incorretas pela presença do preconceito, típico do moralismo, nada haver com ética.


Sem paciência!

Não tenho mais paciência para os seguintes assunto:

1 - Bolsonaro
2 - Casamento na Inglaterra
3 - Osama Bin Laden
4 - Futebol
5 - Política no Brasil

Chega já torrou a paciência!