Total de visualizações de página

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Passado, presente e futuro

Se existe algo inacabado, é preciso terminar. Sentimentos mal explicados, decisões mal tomadas. Se algo te incomoda, te perturba te deixa mal o melhor a fazer é resolver. Se isso te impede de seguir sua vida ou te paralisa, é por que você ainda esta preso a um momento passado, e isto ainda te incomoda exageradamente. É preciso resolver o passado para poder viver o presente e buscar suas perspectivas de futuro, por inteiro, por completo.
Sempre senti a necessidade de viver o momento presente. O passado já passou. Dele tiro as lições e sigo em frente. O futuro como dizem a Deus pertence; não adianta ficar se preocupando com ele apenas. Faça planos, mas deixe uma boa margem para o improviso, pois a vida nem sempre acontece da maneira como planejamos. Talvez por isso eu viva tão intensamente o hoje, o agora, cada instante.
A vida é assim. Se não estivermos inteiramente no momento presente, olharemos em nossa volta e ele terá passado. Teremos deixado de sentir o contato, o aroma, o requinte e a beleza da vida. Esta parecerá estar nos deixando para trás, estaremos sempre presos ao ontem sem percebermos o dia de hoje, e sem vislumbrar as perspectivas de futuro.
O passado terminou. Devemos aprender com ele e deixá-lo ir. O futuro ainda não chegou. Devemos fazer planos, mas não perder tempo nos preocupando com ele, mas procurarmos transformar estes planos e objetivos em algo a ser vivenciado no momento presente.
Quando pararmos de pensar a respeito do que já aconteceu, quando pararmos de nos preocupar com o que talvez nunca aconteça, então estaremos vivendo o presente e começaremos a sentir a alegria de viver e construir nosso futuro.

É melhor ser alegre

Vinícius de Moraes, que entendia da alma, disse que é melhor ser alegre que ser triste (porque) alegria é a melhor coisa que existe. Então abra seu coração e pense nisso! Só alguém com algum desequilíbrio acreditaria no contrario.
Sabemos que há locais em que nos sentimos mais alegres, e outros que tendem a nos entristecer. O que esquecemos é que esses ambientes são criados pelas pessoas, e estas às vezes não dão valor à alegria, talvez porque achem que há coisas mais importantes. Tem gente que diz que não é alegre porque é sério, como se essas duas qualidades fossem opostas e não pudessem conviver.

Há famílias que cultivam a alegria, e há as tristes. Uma família alegre não está livre de um acontecimento triste, uma perda, uma grande dificuldade. A diferença é que ela enfrenta melhor as tristezas, e se recupera mais rápido. Todo mundo tem dificuldades na vida, e é bom que seja assim, pois assim ficamos, mas podemos fazê-lo com alegria ou não; é uma opção pessoal. Então: como anda você no tema alegria de viver?

Quando Beethoven escreveu sua sinfonia mais empolgante (a nona, que adoro), tratou de colocar um coral cantando uma ode de Schiller. Dedicada a quem? Ora, à alegria. Nela a alegria é tratada com se fosse uma divindade, um ente superior com quem se pode falar. Em uma das passagens mais belas, o compositor pede à alegria que ela “Aproxime aqueles que as leis dos homens separam”. Prefeito! Em um mundo onde há tantas coisas nos afastando, podemos nos unir através da alegria. Só depende de nós!

Como diria Clarice Lispector: Recuso-me a ficar triste. Sejamos alegres. Quem não tiver medo de ficar alegre e experimentar uma só vez sequer a alegria doida e profunda terá o melhor de nossa verdade. Eu estou - apesar de tudo, oh, apesar de tudo -, estou sendo alegre neste instante-já que passa se eu não fixá-lo com palavras. Estou sendo alegre neste mesmo instante porque me recuso a ser vencida: então eu amo. Como resposta.

Ser feliz e sem dor

"O VALOR DAS COISAS NÃO ESTÁ NO TEMPO EM QUE ELAS DURAM, MAS NA INTENSIDADE COM QUE ACONTECEM. POR ISSO EXISTEM MOMENTOS INESQUECÍVEIS, COISAS INEXPLICÁVEIS E PESSOAS INCOMPARÁVEIS."

Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas, não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo, e posso evitar que ela vá à falência. Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise. Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história. É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis dentro de si. É agradecer estar vivo a cada manhã. Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um "não". É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta. Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo.

Há muita gente que se considera infeliz e aparentemente tem "tudo" para ser feliz menos esse ponto de vista sobre a sua própria vida que lhes permitiria ver a quantidade impressionante de hipóteses que a vida lhes dá e a vontade de aproveitá-las apesar dos medos. Tê-los é normal, basta enfrentá-los.

A felicidade exige esforço, exige a capacidade de aproveitar as coisas simples, exige que não desperdicemos uma boa oportunidade para sorrir e rir principalmente de nós mesmos. Exige que nos conheçamos e os nossos limites, que os trabalhemos sem os quebrar. As quedas no caminho fazem parte, toca a levantar e voltar a tentar.

Felicidade não tem peso, nem tem medida, não pode ser comprada, não se empresta não se toma emprestada, não resiste a cálculos, porque não material, nos padrões materiais do nosso mundo.
Só pode ser legítima. Felicidade falsa não é felicidade, é ilusão.
Mas, se eu soubesse fazer contas na medida do bem, diria que a felicidade pode ter tamanho, pode ser grande, pequena, cabendo nas conchas da mão, ou ser do tamanho do mundo.

Felicidade é sabedoria, esperança, vontade de ir, vontade de ficar, presente, passado, futuro.
Felicidade é confiança: fé e crença, trabalho e ação.
Não se pode ter pressa de ser feliz, porque a felicidade vem devagarzinho, como quem não quer nada.
Ser feliz não depende de dinheiro, não depende de saúde, nem de poder.
Felicidade não é fruto da ostentação, nem do luxo. Felicidade é desprendimento, não é ambição.
Só é feliz quem sabe suportar, perder, sofrer e perdoar. Só é feliz quem sabe, sobretudo, amar!

Não se complique, porque é trabalhoso, não é necessariamente difícil: SER FELIZ. É mais fácil do que parece mais trabalhoso do que se adivinha! Mãos à obra!