"Sou eu próprio uma questão colocada ao mundo e devo fornecer minha resposta; caso contrário, estarei reduzido à resposta que o mundo me der." Karl Jung
A conclusão de Jung é perfeita, se não nos colocarmos a frente daquilo que nos é apresentado e nos posicionarmos, estaremos reduzidos apenas ao que mundo nos quiser impor.
Temos que enfrentar e nos impor pela razão e questionamentos, não devemos aceitar tudo aquilo que nos é imputado sem a devida critica e análise.
Em todos os ambientes de nosso convívio social somos surpreendidos com tentativas de manipulação e imposição muitas vezes de valores que não estamos de acordo, se aceitarmos, estaremos apenas compactuando com aquilo que não gostaríamos que ver imposto a outros, quanto mais a nos mesmos.
Não aceite as mascaras que o mundo tenta lhe impor, sem exceções o meio social tenta enquadrar você em alguma categoria, seja na escola , trabalho, igrejas, família.... , não permita e nem aceite nada que não esteja de acordo com seu modo de ver a vida. Senão acabara vivendo de acordo com os padrões que querem que você tenha, não de acordo com sua consciência.
Quando não vivemos plenamente aquilo que acreditamos, por algum tempo conseguimos manter certa coerência e estabilidade, ate que em certo momento começamos a questionar nosso próprio comportamento por não percebemos como genuinamente nosso.
Podemos apenas nos basear naqueles exemplos que consideramos bons e naquilo que vale apena ser aprendido, o resto dependera de nossas próprias características.
Gonzaguinha já dizia:
Viver, e não ter a vergonha de ser feliz
Cantar e cantar e cantar
A beleza de ser um eterno aprendiz
Muito bom o texto!Perfeito! Bjs!
ResponderExcluir