A fraternidade é um conceito filosófico profundamente ligado às ideias de Liberdade e Igualdade e com os quais forma o tripé que caracterizou grande parte do pensamento revolucionário francês.
A ideia de fraternidade estabelece que o homem enquanto animal político fez uma escolha consciente pela vida em sociedade e para tal estabelece com seus semelhantes uma relação de igualdade, visto que em essência não há nada que hierarquicamente os diferencie. Este conceito é a peça-chave para a plena configuração da cidadania entre os homens, pois, por princípio, todos os homens são iguais.
Nada atualmente e mais desrespeitado que a ideia de fraternidade, fora do discurso filosófico, não existe nada em nossas característas fisiológicas normais que determine diferenças de potencial entre quaisquer seres humanos, apesar de todas as diferenças que podemos notar em cada pessoa, por dentro, somos todos iguais, independente de sexo, caracteristas raciais, opção sexual, ideologia, religião, etc... ,TODOS temos os mesmos direitos. E o principal direito é ser respeitado em suas opções particulares, e não questionado em função de pensamentos errôneos que alguém possa ter a respeitos destas opções.
Nenhum comentário:
Postar um comentário