Crescimento Pessoal não é um privilégio que possa ser concedido, mas a maior recompensa que alguém obtém em viver do seu próprio trabalho, cultivando suas próprias ideias e buscando o domínio total do espírito, corpo, mente.
Crescimento pessoal é a conquista definitiva da LIBERDADE DE SER E DE VIVER a sua própria vida, do seu próprio jeito, sem amarras ou apegos de qualquer natureza.
Assim, assume e pratica a liberdade de escolha que a Natureza concedeu, jamais renunciando ao teu direito de dar a palavra final sobre coisas que dizem respeito exclusivamente a você. Acaba de vez a dominação arbitrária e repressora dos outros e das opiniões deles sobre como ira viver sua própria vida.
Nada impede de se interromper o crescimento pessoal trocando a liberdade por conforto e segurança material, como muitos o fazem. Saiba, porém, que isso sempre é feito à custa de grande desconforto íntimo e de permanente insegurança pessoal, porque liberdade é para o espírito o que o ar é para os pulmões: sem ela, tua consciência fica sufocada, ira sentir uma enorme falta de tudo, mesmo tendo tudo que querias, e um enorme vazio, mesmo estando com todo o teu tempo tomado. Tenha cuidado, enfim, para não confundir liberdade com desordem, pois o preço da liberdade é autodisciplina e responsabilidade pelos teus próprios atos e omissões.
Crescimento Pessoal consiste em desenvolver seu mundo próprio, e isso só vai ser possível se estiver disposto a errar, sem sofrer, e a nunca se apegar aos seus acertos, como se fossem definitivos. Crescer é experimentar coisas novas, o tempo todo.
Estagnação e decadência é tudo que conseguirá se passar a vida fazendo copia de seus acertos ou repetindo os velhos erros.
Crescimento Pessoal consiste no aprendizado da vida como algo que se renova e se transforma constantemente, e que põe à prova a cada instante a nossa tentativa de eternizar conceitos e comportamentos.
Crescimento Pessoal não é o aprendizado ou o domínio total de como outros levaram as vidas deles, nem de métodos já consagrados de como viver a vida, mas a descoberta de processos para lidar com as coisas que estão acontecendo dentro de nossa própria vida.
Toda experiência pela qual passamos já é em si o próprio aprendizado. Devemos reconhecer o que está sendo ensinado e receber a lição com paciência e humildade. Nada é mais importante do que estar sempre disponível para aprender, pois é impossível ensinar alguma coisa a quem acha que tudo sabe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário