Utopia tem como significado mais comum a idéia de civilização ideal, imaginária, fantástica. A palavra foi cunhada a partir dos radicais gregos οὐ, "não" e τόπος, "lugar", portanto, o "não-lugar" ou "lugar que não existe".Utopia é um termo inventado por Thomas More que serviu de título a uma de suas obras escritas em latim por volta de 1516.O "utopismo" consiste na idéia de idealizar não apenas um lugar, mas uma vida, um futuro, ou qualquer outro tipo de coisa, numa visão fantasiosa e normalmente contrária ao mundo real. O utopismo é um modo absurdamente otimista de ver as coisas do jeito que gostaríamos que elas fossem.
Não sei se há mesmo quem de fato acredite na utopia de uma sociedade perfeita, mas, se existir, a crença será pensamento de pessoas mentalmente normais? Porém há pessoas lúcidas e, ao mesmo tempo, inteligentes, que crêem que possa existir tal sociedade.
Dizem-nos que a utopia não serve para a nossa vida de comuns mortais, mas, se pensarmos assim, antes de existir democracia o próprio conceito de democracia era uma utopia. A utopia é a capacidade de o homem poder imaginar uma vida melhor do que a que tem. É uma construção do futuro, mas que deve ser uma ambição do próprio coletivo de atingir um ponto de maturidade em que essa utopia deixa de ser vista como tal.
Para se acreditar em utopias é preciso amar a vida, a transformação, numa sociedade mais justa e igualitária. Do mesmo modo, é preciso ter dentro de si a esperança, a ousadia, a coragem de enfrentar as adversidades do dia a dia e as repentinas; é preciso, igualmente, acreditar na integridade, na beleza, e no poder de transformação dentro do ser humano.
Pesem , muita coisa neste mundo já foi utopia, mas com inteligência e discernimento deixaram de ser, algumas vezes em função de uma unica pessoa, em outros por causa de mudanças na sociedade.
Na maioria das vezes por se acreditar em algo utópico deve-se enfrentar tudo o que for necessário. Porque é a coisa certa a fazer, porque existem pessoas que precisam de você. Nenhum tipo de obstáculo será capaz de te atrapalhar, nenhuma crítica te fará desistir. Quem sabe pensado assim e agindo desta forma possamos acreditar que as pessoas se tornarão mais solidárias, mais amorosas e menos individualistas. Que em algum momento muitas coisas deixaram de ser utópicas para se tornarem reais.
A sociedade é composta por estereótipos, são iguais formigas trabalhando.
ResponderExcluirAs pessoas vivem em um condição de conformismo, outras falsas conservadoras, falsas maoralistas.
É utopia querer que isso mude, é algo consumado - mas os fortes.
Infeliz aqueles que se tornam formigas.