Preconceito (prefixo pré- e conceito) é um "juízo" preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude "discriminatória" perante pessoas, lugares ou tradições considerados diferentes ou "estranhos". Costuma indicar desconhecimento pejorativo de alguém, ou de um grupo social, ao que lhe é diferente, é uma atitude de alienação a tudo aquilo que foge dos “padrões” de uma sociedade.
De modo geral, o ponto de partida do preconceito é uma generalização superficial, chamada "estereótipo". Observa-se então que, pela superficialidade ou pela estereotipia, o preconceito é um erro. Entretanto, trata-se de um erro que faz parte do domínio da crença, não do conhecimento, ou seja, ele tem uma base irracional e por isso escapa a qualquer questionamento fundamentado num argumento ou raciocínio.
Os sentimentos negativos em relação a um grupo fundamentam a questão afetiva do preconceito, e as ações, o fator comportamental. Uma atitude hostil, negativa ou agressiva em relação a um determinado grupo, pode ser classificada como preconceito.
O preconceito existe na cabeça de quem tem medo daquilo que não conhece, do que não tem informação, do que o assusta e do que sai do seu dito "normal", se é que existe normalidade cada vez mais a natureza mostra que o que achamos “normal” nem sempre tão normal o é, o tempo será a única arma pra quebrar isso e quem sabe daqui a alguns anos teremos uma nova mentalidade, novas gerações aprendem de forma melhor a conviver com as diferenças.
Muitas vezes existe preconceito por causa pura preguiça de pensar, analisar. Compra-se uma ideia disseminada pela sociedade ou pela família e pronto, quando se para analisar os motivos e as ideias preconceituosas vemos que são avaliações simplistas muitas vezes não conseguem resistir a um simples argumento, mas certas coisas entranhadas no meio social custam a ser mudadas, somente a custa de muito esforço se consegue isso.
Particularmente, prefiro acreditar que apesar de sermos todos diferentes, somos todos humanos, e isso me basta!
Agora pensem um pouco se achar necessário e façam a sua lista de preconceitos, pois este parece ser o único jeito de garantir que nenhum deles ficará escondido ou vá escapar quando você decidir elimina-los.
Nenhum comentário:
Postar um comentário