Total de visualizações de página

89572

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

A felicidade não esta fora de nós!


"Age de tal maneira que uses a humanidade, tanto na tua pessoa como na pessoa de outrem, sempre e simultaneamente como fim e nunca apenas como meio."  Kant

A sua felicidade não é a minha, e a minha não é a de ninguém. Não se sabe nunca o que emociona intimamente uma pessoa, a que ela recorre para conquistar serenidade, em quais pensamentos se ampara quando quer descansar do mundo, o quanto de energia coloca no que faz, e no que ela é capaz de desfazer para manter-se sã. Toda felicidade é construída por emoções secretas. Podem até comentar sobre nós, mas nos capturar, só se permitirmos.

Eu só dependo de mim, pra ser feliz. Cada um depende de si. A vida vai ensinando que precisamos amar a nós mesmos e que somente a gente é responsável pela nossa felicidade. Ninguém pode responsabilizar o outro, pela sua felicidade. É um fardo pesado, além de ser algo cruel, já que nós temos o mesmo potencial, porém cada um cuida da sua própria vida, busca as suas realizações. Se pudermos compartilhar algo com alguém especial, ótimo. Se não, não seremos infelizes ou incompletos, por causa disso.

Através da aprendizagem o homem passa de ser totalmente incompetente e absolutamente dependente ao nascer para  um ser humano adulto competente para viver , não uma vida qualquer, que represente apenas a sua sobrevivência, mas a vida que ele, autonomamente, escolhe para si próprio ao definir seu projeto de vida.

Há uma diferença importante entre felicidade e contentamento e entre felicidade e prazer. A felicidade é a realização de um projeto de vida. Feliz é o indivíduo que consegue viver a vida que escolheu para si próprio. Esse é um estado razoavelmente permanente, que pode muito bem conviver, momentaneamente, com situações em que a pessoa não está contente nem está sentindo prazer, no sentido sensorial do termo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário