A humanidade caminha no ritmo do tempo ou o tempo caminha no ritmo da humanidade? Já ouve época em que vivíamos no ritmo da natureza, das estações, do dia da, noite, até que conseguimos com mais exatidão dividir o tempo, calendários surgiram, o tempo foi controlado mecânicamente depois digitalmente. Hoje vivemos controlando o tempo ou controlado por ele, o que foi criado ate agora baseado em leis naturais já não dão conta de nosso dia a dia, então o que fazer? Criar um dia de 48 horas?
O tempo é o vínculo que organiza a vida que vivemos atualmente. Somos levados a pensar para cada atitude o tempo que gastaremos. Preocupamos com o que faremos e nos angustiamos quando tudo acaba. Tudo o que significa perda de tempo causa-nos mal-estar. Vivemos num ritmo frenético e onde predominantemente o presente é importante, vive-se online, mas será que esta vivência e algo que envolva reflexão ou já estamos num ritmo tão compulsivo em que muitas vezes agimos mais instintivamente que analiticamente.
Somos muito ciosos do que faremos e do que temos a fazer imediatamente. Não gostamos do que já passou apesar do passado representar nossa historia e muitas vezes ser modelo do que fazer ou não fazer. Esquecemos o futuro, pois estamos demais preocupados com o aqui e agora. Vivemos intensamente o presente ou vivemos irrefletidamente o presente?
O que fizemos do passado? Será que ainda esperamos algum futuro? Como lidamos com o tempo: passado, presente e futuro? Que relações estabelecemos no tempo chamado hoje!
Nenhum comentário:
Postar um comentário